O termo mídia digital (opósito de mídia analógica) refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Meios de origem eletrônica utilizados nas estratégias de comunicação das marcas com seus consumidores, geralmente chamada de mídia digital. No sentido técnico, mídia digital pode ser: Computador, Telefone celular, Compact disc, Vídeo digital, Internet e World Wide Web, Televisão digital, MiniDisc, Jogo eletrônico, e outras mídas interativas.
O termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc. Se opõe também às mídias analógicas, usufruindo assim das vantagens técnicas dos meios digitais como uma maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos. Além disso, o conteúdo pode ser reproduzido e reutilizado sem perda de qualidade, o que garante um fluxo de trabalho muito mais dinâmico e multimidiático, favorecendo assim a interdisciplinaridade ou a integração entre os diferentes meios, sendo essa uma característica marcante desse tipo de mídia e processo de trabalho.
Hoje em dia a mídia digital não se limita apenas à oposição das mídias analógicas, mas como uma ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que suas possibilidades não necessariamente são formatadas. Pelo contrário, a mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.
A relação da escola com as novas tecnologias deve ser um dos temas mais “urgentes” na pauta educativa neste momento. Na educação, as tecnologias traduzem-se como meios e não fins do processo de ensino aprendizagem. Assim sendo, mediada pela Internet, à aprendizagem “on-line” possibilita inúmeras perspectivas, respeitando os diferentes ritmos individuais, flexibilizando o tempo e o espaço, ela motiva as interações e a consolidação de um indivíduo autônomo.
No componente “Mídias Digitais ”, a introdução do uso de softwares, objetos de aprendizagem, vídeos, computador, entre outros; desencadeia a necessidade de trabalhar as competências cognitivas de todos os envolvidos para, então, fazer um bom uso dos recursos propostos.
Israel
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